terça-feira, 3 de julho de 2012

Um Exemplo de Educação Ambiental


   
A educação é um conjunto de ações, fatores e influencias que agem sobre o homem com vista de prepará-lo para a vida no meio social. Ela visa formar um homem integral, por isso envolve o desenvolvimento da personalidade nos aspectos físico, intelectual, afetivo e moral, a fim de prover nos indivíduos as qualidades, e capacidades humanas, necessárias, para a vida em sociedade, ou seja, a sua relação com o mundo (ROSÁRIO, 2009).
Consideramos que o ser humano pode ser educado. A educação visa formar o homem para o todo ele é sociável e pode se adaptar no meio em que vive tem a obrigação de cuidar do espaço que ocupa para a preservação da vida no planeta.
Estávamos no ponto de ônibus quando o caminhão da limpeza passou ficamos olhando eles trabalharem em silencio a senhora que estava ao meu lado comentou:
Acho importante o trabalho deles tem gente que não valoriza nem facilita. Têm-se uma coleta seletiva porque não selecionar o lixo para reciclagem será que não tem tempo?
Eu disse: Na verdade a falta de tempo para mim não serve como justificativa. Muitos vivem sem se preocupar com a vida do planeta, não se importam com a quantidade de lixo que esta sendo descartado no meio ambiente nem dos problemas ambientais que isso pode causar. A natureza demora anos para decompor e muitos permanecem por tempo indeterminado. Lembrei que em outro dia quando voltava da faculdade à noite encontrei com o caminhão da limpeza e o rapaz que corria atrás do carro falou:
Teve coragem de enfrentar a chuva também?
Fazer o que preciso voltar pra casa, não ia ficar na faculdade esperando a chuva passar!
Ele disse:
Tem noite que chove muito e nos ficamos à noite inteira correndo atrás do carro, não estudei você tem pelo menos a esperança.
Acabou de recolher o lixo:
Tenho que ir senão fico pra trás.
Dizendo isso ele foi correndo atrás do carro eu fiquei observado. Voltamos ao ponto do ônibus onde estou conversando com a senhora e me surpreendo com o que ela tem a me dizer: “Eu penso no descartes do lixo e também nessas pessoas que trabalha na limpeza publica o meu lixo é todo enviado para reciclagem eu tenho vergonha quando vejo que têm pessoas que não separa o lixo. um dia desse eu recolhi o lixo da vizinha que estava misturado mais dava para separar para reciclagem. Eles não deviam recolher o lixo que não estão separados talvez assim as pessoas entendessem a importância da coleta seletiva. Os restos de alimentos eu junto e dôo para um senhor que cria porcos.”
 Não fiquei sabendo o nível de escolaridade dessa personagem, mas técnicamente falando ela é dona de uma consciência ambiental que serve de exemplo ela faz a parte dela se preocupa com o lixo que descartado nos aterros sanitários. Que demora anos para decompor e muitos permanecem por tempo indeterminado.
Lembrei-me da época da minha infância vivíamos sem as sacolas plásticas do mercado. Não tínhamos garrafa de pet, o óleo era lata de 18 litros. O meu avô ia sempre à feira ele tinha a sacola dele o refrigerante eram retornáveis, produtos não perecíveis eram embrulhados em jornais, os alimentos perecíveis tinha saquinhos de papelão. Com a lata de óleo a minha avó armazenava água e quando furava plantava samambaias.  Vivíamos muito bem.
Quanto à consciência é a Faculdade da razão, julgar os próprios atos. Isso não se não se transmite. O que aquela senhora faz é um exemplo de educação ambiental ela faz a parte dela. Sabe por que eu resolvi escrever? Já ouvi de varias pessoas dizerem que: “os problemas Ambientais são responsabilidades dos nossos governantes e de profissionais que atuam nessa área.”


      

Um comentário:

  1. Olá Célia!
    Parabéns pela postagem! Os problemas ambientais pertencem a todos; se cada um der sua contribuição...
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    Convido para que leia e comente “O CHUPA CANAS” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir